Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Virtual DJ + Controlador MIDI + sem ASIO = Ruido estranho!

Dieses Thema ist veraltet und kann veraltete oder falsche Informationen enthalten.

FJMSoftHome userMember since 2006
Olá pessoal, creio que esse seja meu primeiro post...
Não sou DJ nem mesmo pretendo ser!
Entendo um pouco do assunto e "brinco" em horas vagas e pequenas festas caseiras...

Gosto de construir equipamentos, sou bastante fascinado por MIDI com qual já construi vários tipos de aparelhos, incluindo iluminações e controladores MIDI.
Ai está o fato, meu controlador MIDI é um controlador MIDI genérico, é aceito por todos os softwares compatíveis sem nem mesmo precisar de driver (somente o driver da interface), vou citar alguns, Ableton, Cubase, Virtual DJ, Traktor, Resolume, Arkaos, Vegas Studio, e por ai vai...

O que acontece é o seguinte:
Ao usar o Virtual DJ sem ASIO, entenda "simple" na lá configuração, tudo funciona normal, musica toca, mixa, programa responde ao controlador, 100% ok...
O que acontece é quando qualquer comando é dado pelo controlador (SOMENTE quando algo é mudado) ocorre um ronco na saída, bem grave e curto até difícil de notar.
Isso acontece por exemplo, quando estou alterando grave, crossfader, play/pause.
Notei que comandos que não estão mapeados não geram o ruido, imagino que seja algo com relação ao processamento do próprio VDJ.

Tal fato NÃO ocorre quando é usado ASIO!
Isso na versão 6 5.2, peguei o trial da 7 e até o momento não notei o problema (corrigido?)

Bom, eu poderia usar ASIO, até prefiro, sou fã de ASIO, mas minhas placas estão tendo um conflito com ele (Zalman ZM-RSSC e XITEL MD-PORT AN1).
Eu também poderia trocar a versão 6 5.2 pelo 7, mas meu controlador já está bem configurado na versão 6 5.2, passando para o 7 terei que fazer tudo denovo usando o VDJ script (teria outra maneira?) isso vai dar uma trabalho!

Qualquer idéia ou sugestão é bem vinda!
Obrigado.
Um abraço a todos.


PS: O conflito ASIO x minhas placas ocorre somente no notebook, no meu desktop é uma maravilha!

[Editado pela moderação mediante solicitação de correção feita no post seguinte. Speedy53]
 

geposted Sat 13 Aug 11 @ 4:52 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Verifique as configurações de desempenho do VirtualDJ, nas versões 6 e anteriores o safe mode e o overclock são famosos por ocasionar ruidos ao mexer em knobs. Desmarque e mantenha a régua virada para fastest. Na versão 7 algumas coisas mudaram nessa guia, portanto acredito que esse seja o motivo da ausência do problema.

Mas observo que não foi uma correção, se for este o caso, pois não dá pra considerar uma falha de parametrização feita pelo usuário como problema do software, ainda mais no caso de uso de versões não confiáveis (entenda pirata) do programa - desculpe, usuário não licenciado usando MIDI, só pode estar usando versões ilegais. Não me entenda mau, não estou aqui condenando ninguém pelas escolhas que faz, somente comentando que um programa não-original não pode ser usado como parâmetro de comparação de funcionamento por se tratar de uma versão modificada.

Sobre uso do mapper do seu controlador na versão 7, observo que a linguagem VDJScript foi implementada na versão 6 portanto você não precisaria refazer o mapper. Acredito que o mesmo será automaticamente reconhecido, mas por precaução faça um backup do arquivo que está na pasta de mappers do VirtualDJ, onde provavelmente está seu mapper personalizado, antes de instalar a versão 7.

Sobre ASIO: se vc não estiver usando um hardware realmente compatível com ASIO, você não tem ASIO. Acredito que os 2 dispositivos que você citou não são "ASIO compliant" de fábrica, portanto possivelmente você está usando o programa ASIO4ALL ou similar, que são simuladores somente, não reduzem latências de placas WDM, que é o real objetivo dos drivers ASIO verdadeiros.
 

geposted Sat 13 Aug 11 @ 11:57 am
FJMSoftHome userMember since 2006
Olá Speedy53, agradeço pela resposta, sinceramente estava ansiando por isso pois havia visto algumas (boas) respostas suas em outros posts.

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por um equivoco meu, a versão é 5.2 e não 6 (vou tentar editar o post se isso for possível).

Realmente o ruido some com sua indiciação, no meu caso bastou desativar o "safe mode", overclock não fez diferença e a régua eu nem mexi...
Por falar nisso, o que exatamente faz aquela régua?

Bom amigo, em momento algum disse que o problema era no software, me refiro ao problema que EU estou/estava enfrentando.

Sobre licença vamos deixar de lado pois só eu sou responsável por isso, eu posso ter a licença assim como posso ter a licença emprestada de um amigo ou até estar usando o micro dele... então deixemos mesmo.

Bom, dai sobre o VDJ Script, acho que não vai ter como mesmo pois a versão antiga era 5.2, então realmente teria que refazer tudo pelo VDJ Script, certo?
Na realidade isso seria excelente pois as possibilidades são infinitas... mas o tempo para fazer isso? (hehehe)

Do ASIO eu acho que é isso mesmo, elas não são "ASIO Compliant" de fábrica, no desktop eu uso o Asio4All com a minha placa onboard + a Xitel e fica 100%, o problema quando tento fazer isso no notebook, dá um chiados horríveis e fica travando!
Tem alguma idéia para solucionar isso?

Olha Speedy, eu achava que reduzia a latencia mas pode ser até não reduza, não tenho que reclamar disso, mas é fato o seguinte, com o ASIO o Virtual DJ roda MUITO MAIS liso, noto principalmente na parte superior, onde mostra a forma de onda das músicas correndo, acho que consome menos CPU também!

Na realidade, para o meu uso atual não haveria necessidade de uma placa melhor, se eu conseguisse rodar o note como o desktop (onboard + xitel + ASIO4All) eu estaria feliz!
Enfim, não dando certo, estou de olho em uma Maya44, o que você acha? (Alguma outra sugestão?)

Agradeço novamente pela atenção.
Um abraço.
 

geposted Sun 14 Aug 11 @ 4:52 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
FJMSoft wrote :
Isso na versão 6, peguei o trial da 7 e até o momento não notei o problema (corrigido?)

Esta sua frase me levou a crer que vc estava pensando em um problema de software, haja visto observação da correção mediante atualização.

A régua faz exatamente o que diz a guia: deixa a performace do programa mais rápida (FASTEST) ou com mais qualidade (QUALITY), obviamente quanto mais você desclocar para o sentido de qualidade, melhor deverá ser seu sistema para processar os algoritmos mais pesados que o programa passará a usar. Leia o manual do programa em português, temos nos primeiros tópicos do fórum, e estes detalhes são bem explicados.

Sim, melhor não comentar nada sobre a licença, pois seu "amigo" pode ser prejudicado por ceder seus direitos individuais a terceiros. Mas como ex-usuário de programa pirata, te digo por experiência que meus problemas diminuiram muito depois que resolvi usar um VirtualDJ original.

Realmente seria necessário reescrever todo o mapeamento uma vez que você usa versão 5.

Se você tem bons resultados com ASIO4ALL, ok. Também já usei, mas sem resultados significativos, por isso não creio nele e não recomendo como solução para problemas de áudio.

Sobre sugestões de placa de som, se você usa pré-escuta por headphones a Maya44 não resolveria muito pois só tem saídas RCA. O problema é que as placas ASIO são um pouco mais caras, eu sugeriria a Numark Dj I/O ou a Native Audio2DJ.

 

geposted Sun 14 Aug 11 @ 9:56 am
FJMSoftHome userMember since 2006
Seguinte amigo...
eu verifiquei, parece que a Maya44 tem saída de fone sim, mas é P2, é conjugada com a saída óptica/digital na "ponta" da placa.
De qualquer forma, sua sugestão foi excelente, a Numark DJ I/O me serviria bem e custa cerca da metade do preço da Maya44...
Sem contar que pelo que percebi a qualidade de audio possível (profundidade de bits e taxa de amostragem) são maiores na Numark.

Agradeço sua ajuda e atenção!
Aproveito o contato para perguntar se você domina bem o VDJ Script e se poderia me dar uma mão para transcrever o mapeamento atual, que na realidade é muito simples, o que "pega" mais são os jogs, o restante acho que sei fazer.

Obrigado.
Um abraço.
 

geposted Sat 20 Aug 11 @ 1:57 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim, realmente a Maya44 tem saída para fone, grato pela correção.

Sobre transcrição de mapeamento, acredito que mais especificamente no caso do jog eu não poderia ajudar, pois envolve a criação de um definitions mapper e eu não domino isso.
 

geposted Sat 20 Aug 11 @ 9:28 am


(Alte Themen und Foren werden automatisch geschlossen)