Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Os arquivos perderam o Cue após o Database ter corrompido, tem como recuperar com o backup ?

Dieses Thema ist veraltet und kann veraltete oder falsche Informationen enthalten.

Fiz um backup em janeiro do database. Essa semana abriu uma mensagem dizendo que o database estava corrompido e se eu queria corrigi-lo, cliquei em ok. Agora a maioria dos meus arquivos estão sem os pontos de Cue e vários arquivos o VDJ não acha na busca, tenho que ir nas pastas para acha-los.

Peguei o arquivo Database que foi corrigido e substituí pelo o database que eu tinha em backup ,mas os cues não voltaram.

Queria saber como resolver isso ja que fiz backup de tudo, deve ter um jeito Fácil de recuperar os Cues...

O que percebi é que os arquivos de mídia do meu backup em HD Externo continuam com os Cues. Voltei com alguns pro Laptop pra testar e o VDJ leu os cues deles, Já as mesmas musicas só que no HD Interno do Laptop continuam sem os pontos de Cue.

Qual a maneira mais prática de resolver isso ?
 

geposted Wed 14 Feb 18 @ 4:50 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Possivelmente houveram alterações de endereço feitas "por fora" do VirtualDJ para seus arquivos desde o momento que você fez o backup, por isso o backup está com endereços velhos e não acha as músicas que estão no seu notebook.
Como no HD externo não houveram alterações, o VirtualDJ acha a mídia no mesmo local. Se você move ou copia a mídia usando os recursos de gerenciamento do navegador do VirtualDJ o database se atualiza automaticamente, então os pontos de cue são movidos junto com o arquivo.
Não existe jeito prático. Recomendo que você escolha uma música do seu laptop e tente achar esta música no database do VirtualDJ, através de um editor (pode ser no próprio bloco de notas). Se você achar a música, observe o endereço atual e o endereço registrado no database. Caso seja fácil alterar o endereço, por exemplo, você só mudou o nome de uma das pastas onde a música estava, ou uma simples letra ou nome do disco rígido, então você poderá editar em bloco (substituir texto) e consertar os endereços. Entretanto, se as alterações forem muito severas (por exemplo, você reorganizou tudo, criou novas pastas, moveu músicas, etc.) então será praticamente impossível recuperar, pois será extremamente trabalhoso consertar uma a uma.
Como contramedida para situações parecidas no futuro, faça backup automático diário da pasta VirtrualDJ para um drive em nuvem, existem vários serviços gratuitos que podem ser utilizados.
 

geposted Thu 15 Feb 18 @ 12:26 am
Oi Speedy,

Fiz uma pesquisa e entendi o problema. Eu errei na analise. Na verdade a falta de cues eram os arquivos do HD externo e eu tinha substituído somente o database do Drive C. Agora que substitui tb o database do Hd externo, os cues voltaram, ja que sempre faço backup por dentro do VDJ, porém....

Minha paste de Axé tem várias musicas que marquei vários cues recentemente para o carnaval, que não constam no Database de backup que tenho e estou usando. Então tenho um database recente com essas de axé, e outro antigo e mais completo, porém sem o Axé. Eu queria ficar usando o database antigo que está mais completo e se possível editar/acrescentar os cues/musicas de axé do database recente para formar um database completo. É possível fazer isso, como ?

O que significa essa estrela verde no ícone de alguns arquivos ?





 

geposted Thu 15 Feb 18 @ 4:28 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Para significado dos ícones, por favor verifique o manual do VirtualDJ 8 página 35.

É possível acrescentar as músicas faltantes ao novo database editando-o.

  1. Feche o VirtualDJ
  2. Faça um backup de ambos database, se o procedimento não funcionar você não perde nada.
  3. Abra o database menos completo no bloco de notas do Windows.
  4. Selecione todas as informações localizadas entre <VirtualDJ_Database Version="8.2"> (segunda linha do database) e </VirtualDJ_Database> (última linha do database). Não selecione as chaves que destaquei em negrito. Você perceberá que os dados de cada música sua ficam entre chaves <Song> e </Song>.
  5. Abra o database mais completo, e cole as informações logo após o trecho <VirtualDJ_Database Version="8.2">, cuidado para não apagar nada que já está neste database mais completo
  6. Salve e feche o database mais completo
  7. Sim, você estará acrescentando músicas duplicadas ao database, e também músicas que talvez não existam na máquina.
  8. Para resolver isso, caso ao iniciar o programa mostre mensagens de correção (fix) do databse, execute o procedimento.
  9. Se o programa inciar normal, clique no botão "opções do navegador" > "database" > "clean search DB" para ajustar seu database montado.
 

geposted Thu 15 Feb 18 @ 10:15 pm
Olá !! Tudo bem ?
Meu arquivo database.xml DESAPARECEU da pasta de instalação do Virtual DJ no diretório Documents. Portanto perdi todas as minhas pastas virtuais (Virtual Folders) com minhas marcações de CUE nas faixas preparadas !!
Qual é a causa deste bug ? Como me assegurar que não perderei novamente meu trabalho das marcações, além, claro do back up do database.xml ??
 

geposted Sun 03 Nov 19 @ 10:59 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Um arquivo não desaparece, sempre ocorre algo que pode levar a algum problema.
Por exemplo, se você mudou uma letra sequer no nome da pasta raiz das suas músicas usando o Finder ou Explorer (por fora do VirtualDJ), então todo seu trabalho de indexação se "perde". Os dados ainda estão dentro do database, mas ele não consegue associar a um endereço válido dentro do seu HD e então, reconhece todos os arquivos como "novos arquivos". Como resolver? Basta voltar ao que era e pronto, tudo volta ao normal. E depois de corrigido, vale passar a fazer mudanças usando o navegador do VirtualDJ, que possibilita qualquer operação (renomear, mover, apagar, colar, etc.) e de quebra atualiza o database automaticamente.
Outro exemplo, se você trabalha com HDs externos ou suas músicas ficam em partições dentro do HD principal, então o database não fica em "documentos", e sim na raiz do diretório do drive (H;/, F:/, etc.). Então, seria super normal não achar o database em "documentos" simplesmente porque lá não é o lugar dele.

Vamos lá, se seu database sumiu mesmo, isso inicialmente não é um bug. Bugs são problemas inerentes ao núcleo do software e são comuns para todos os usuários do software sob determinada circunstância que pode ser reproduzida em mais de um sistema. Se você conseguir repetir a falha, ou seja, mostrar que há uma determinada sequencia de operações que podem ser reproduzidas em vários sistemas e que fazem com que o VirtualDJ apague o database, então sim é um bug. Mas isso não aconteceu até agora, ou se aconteceu você não informou. Pode ser um problema com vários motivos, deste uma escorregada de usuário até uma falha isolada, mas daí a virar bug, precisa ainda algo mais.

Isso não significa que podem ocorrer problemas, eu mesmo já perdi dados em database por corrupção. Mas a má notícia é que não existe sistema anti-corrupção de dados (até o Google faz backup, amigo), portanto somente um backup regular preventivo pode assegurar perdas mínimas de informação, e quanto maior a frequencia de backup menores as perdas.
Eu tenho todas as minhas músicas em HD externo principal (4Tb) e faço backup para outro HD externo reserva do mesmo tamanho mensalmente. E ainda, semanalmente eu extraio o database do meu HD principal e faço uma cópia em nuvem, para assegurar se o mesmo for corrompido eu tenho uma perda menor de fidelidade ao usar o da nuvem.
 

geposted Sun 03 Nov 19 @ 11:40 pm
Obrigado pelo retorno, amigo !! Quando chamei a causa desta perda do database.xml de bug, eu quis dizer sim, que tive outra oportunidade do mesmo problema. Foi somente uma outra vez em que minhas marcações estavam em HD externa e o database.xml estava na raiz deste HD e também "desapareceu". Desta vez, eu uso o drive HD interno e, da mesma forma, perdi o database.xml. Entendo que você só considera bug após repetidas vezes a ocorrência do mesmo problema. Mas, o conhecido "Bug do Milênio" por exemplo só aconteceria aquela única vez !! Não vou discutir semântica do termo "bug" aqui. Eu tenho a licença do Virtual DJ a 5 anos; gosto e uso muito o programa como DJ profissional que sou.
O conhecido clichê: "Deus faz milagre e os homens fazem back up" evidentemente é uma cláusula pétrea para quem se utiliza de computação no dia a dia. Mas, por favor, vamos fazer softwares com o MÍNIMO de vulnerabilidade possível ou, o máximo de independência das plausíveis "escorregadas" do usuário. Quem não "escorrega", não é mesmo ??!! Eu quero dizer que possíveis ausências de back up não podem eximir a melhoria de qualidade e segurança do produto independentemente dele ser um "Google". Forte abraço e muito obrigado pela sua orientação, amigo.
 

geposted Mon 04 Nov 19 @ 1:58 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Então vamos lá, abra um ticket no serviço de suporte ao usuário nos ajude com informações pra que possamos juntar evidências de ocorrência do bug e determinar sua causa, e a partir delas desenvolver o software para evitar novas ocorrências.
 

geposted Mon 04 Nov 19 @ 3:12 am


(Alte Themen und Foren werden automatisch geschlossen)