Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: ATRASO ENTRE O SOM DO FONE DE OUVIDO (RETORNO) E O SOM DO DA "PISTA"
Olá boa noite,

Estou com um problema com o meu virtual dj e o meu aparelho de som.
Tenho uma controladora da Hercules Dj console RMX 2.
Quando coloco uma música para tocar nele e escuto no som, percebo que a música do som está na frente da que esta tocando no fone de ouvido, ou seja, ocorre um atraso do fone de ouvido.
Quando coloco outra musica para realizar a mixagem apertando o play, no fone de ouvido a mixagem fica correta, porém quando mexo no crossfader para passar de uma música para outra as musicas não estão sincronizadas.
Não sei se alguém consegue entender o que eu escrevi, ou se já passaram por isso, mas é que isso já aconteceu em 3 aparelhos de sons diferentes, sendo que o meu mais antigo não acontecia e não mexi em nenhuma configuração. Se eu usar o som antigo vai tocar tudo de boa, mas no som novo ocorre esse atraso.
Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

Muito obrigado.
 

geposted Mon 16 Aug 21 @ 10:25 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim, creio que já foi postado aqui na comunidade e eu mesmo já toquei em alguns sistemas que tem essa característica, que é horrível pra DJs.

Não acredito que seja um problema do VirtualDJ ou da controladora, mas é fácil definir. Basta aumentar o volume só no deck1 e escutar o canal master e cue juntos no fone de ouvido e comparar, e depois deixar somente no master e comparar o som do fone com o sinal amplificado.

Em geral o atraso ocorre no sinal amplificado pelo sistema de som, ou seja, no fone de ouvido o som sai "antes" do sinal no alto-falante. E o cue e master no fone ficam em fase, normal.
Se for isso, é uma característica de alguns aparelhos de som modelos residenciais mais "modernos", que apresentam um atraso considerável entre o sinal que entra pelo LINE input e o sinal amplificado que os alto falantes reproduzem.
Infelizmente a saída é usar um sistema profissional, melhor para amplificação do som.

Mas de outra forma, se você notar que existe uma defasagem entre o cue e o master ao ouvir o deck 1 no fone e somente no fone, se não me engano há um ajuste no VirtualDJ que insere um atraso de áudio na saída master ou na saída de fone pra compensar longas distâncias entre o retorno e o local onde o DJ se encontra.
Ainda nesta mesma linha de raciocino, observe as configurações de áudio e certifique-se usando drivers ASIO e que a latência da placa esteja ajustada em torno de 8 e 12ms. Latência alta pode causar atraso no áudio.
Outra coisa que causa atrasos é aplicação involuntária de algum efeito. Verifique se existe efeito aplicado no deck ou diretamente na saída master, pois é possível ter efeitos aplicados separadamente em cada um deles. Isso acontece também em situações onde é usado uma só placa e sistema quadrifônico de áudio, pois o próprio sistema operacional insere o efeito pra aumentar a noção de profundidade. Basta remover qualquer simulação de ambiente das configurações do sistema operacional.
 

geposted Tue 17 Aug 21 @ 12:12 am
Speedy, bom dia.

Cara muito, mas muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos, creio que nem tudo está perdido rsrs.
Realmente eu toco mais por hobby mesmo e em casa com um som residencial, e o que eu tinha mais antigo não tinha esse problema e comprei recentemente um som melhor de ultima geração e já toquei na casa de 2 amigos que também possuem um som de ultima geração cada um.
Espero conseguir de alguma forma melhorar esse "atraso ou latência" de acordo com as suas dicas, pois como você mesmo disse é horrível tocar assim, melhor tocar sem o fone de ouvido, mas acaba sendo triste.
Quando procuramos vídeos no youtube ou em outras redes, não encontramos nada sobre isso e eu não tenho experiência para mexer em todos as configurações do virtual dj, mas vou fuçar lá.
Mas paciência, gostaria que tivesse uma coisa certa para resolver isso, mas na vida nem tudo são flores ne?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e que Deus te abençoe grandemente.

 

geposted Tue 17 Aug 21 @ 12:25 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Chamo atenção que citei alguns pontos de verificação para dois casos, fique atento para identificar corretamente qual é sua situação
1 - se o atraso ocorre entre o áudio da caixa de som e o master do controlador (no master o som sai antes de sair nas caixas)
2 - se o atraso ocorre entre o áudio do cue e o áudio do master, sem que haja som nenhum nas caixas.
 

geposted Tue 17 Aug 21 @ 8:37 pm