Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Novato a precisar de ajuda

Dieses Thema ist veraltet und kann veraltete oder falsche Informationen enthalten.

kxadasHome userMember since 2013
Boas a todo o pessoal. Sou o Pedro, completamente novo por aqui e vou ser o vosso "caso" mais dificil por uma simples razão... estou completamente a zero, pelo que, as minhas perguntas vão ser exaustivas :-)

Apesar de não perceber nada, sempre gostei muito da função de DJ, que até já desempenhei, por pouco tempo, na era do vinil. Moro numa aldeia, e por isso os bares na região não são muitos, mas descobri que em todos eles, o que funciona melhor é o karaoke e o DJ, coisas que todos têm, o que quer dizer que tenho aqui um "nicho" para explorar.

O que pretendo não é ser um DJ`muito a sério, mas sim, chegar a um bar e colocar musica toda a noite de forma a agradar às pessoas, com uma pequena particularidade... pretendo só pôr musica dos anos 80 e 90, e de preferência originais, e não versões de discoteca. Tirei da internet o Virtual DJ versão free home edition, e como devem calcular aquilo é tudo uma confusão para mim. Já percebi que tenho de aproximar as BPM antes de fazer a mistura, mas como não consigo fazer pré audição, por vezes a mistura sai horrivel. Para alem disso, vejo-me "aflito" porque por vezes quero pôr uma musica especifica depois de outra, mas as BPM são completamente diferentes, o que torna a tarefa quase impossivel. Eu percebo que colocar "house" e outras musicas de "disco" será muito mais fácil, porque as BPM serão todas parecidas, mas no meu caso especifico, o que devo fazer?

Agradeço todas as ajudas possiveis, e devido ao meu nivel de conhecimentos, de certeza que todas vão ser uteis.
Cumprimentos a todos.
 

geposted Thu 05 Sep 13 @ 10:59 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Pelo que percebi, sua dificuldade não é o método e a técnica, haja visto que tem experiência anterior; mas sim o domínio da ferramenta que é o VirtualDJ.

Fato: você conseguirá fazer pré-escuta com o programa, ajustar pitch e todos as funções básicas de um "equipamento real" para DJ.

Os pimeiros passos para dominar a ferramenta, é saber como ela funciona. Para isso, temos os manuais do VirtualDj em português na comunidade. Procure-os nos primeiros tópicos do fórum. Recomendo que você baixe os 3 manuais da versão 7 e leia-os com atenção. Durante a leitura, você perceberá os recursos do programa e como conseguirá atender suas necessidades.

Caso você tenha uma dúvida sobre um tema específico, volte a postar.
 

geposted Thu 05 Sep 13 @ 11:12 am
kxadasHome userMember since 2013
Obrigado Speedy, mas a minha maior dificuldade neste momento é... tudo. Eu realmente já pus musica em tempos, mas a unica coisa eram dois gira discos de vinil, uma pequena misturadora e eu limitava-me a colocar dois discos e a fazer as passagens, de preferencia numa parte "morta" da musica, para não se notar a mudança. Claro que vou ver os manuais recomendados, até para me familiarizar com a "ferramenta", mas o que vejo que posso vir a ter mais dificuldade é, como quero pôr originais dos anos 80, e não, musica de discoteca, acertar as batidas, porque já experimentei no Vdj, e dão-me BPM's completamente diferentes, tipo 80.67, e a musica que quero pôr a seguir ter 119.92 por exemplo.

Obrigado pela dica. Cumprimentos
 

geposted Thu 05 Sep 13 @ 11:27 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
É importante dizer que, por mais que eu queira, não vou conseguir te ensinar a ser DJ através de mensagens em um fórum. O exemplo disso: seu post gerou um reply de quase 100 linhas.

Trata-se de um assunto abrangente demais, um assunto puxa outro, e se adotarmos este método ficaremos trocando mensagens por meses sem chegarmos a um bom resultado.

Para começar, é bom que você saiba que já tivemos outros iniciantes aqui e você pode aprender com a experiência deles, portanto a primeira dica é: PESQUISE no fórum. Você pode usar o Google para achar resultados específicos no fórum, por exemplo, se você digitar na busca Google a frase “iniciante virtualdj portuguese forum” você verá alguns dos resultados abaixo, que são tópicos de discussão abertos por outros usuários que têm dicas sobre o assunto.

DJ iniciante procurando dicas sobre DJing e equipamento
Ajuda com um iniciante
Como se tornar DJ
Alguém tem dicas para um iniciante no ramo?

Eu recomendo que você pare sua leitura por aqui e leia os tópicos acima, pois coisas que escreverei abaixo se basearão em coisas que escrevi nos tópicos citados...











Agora que você já leu, vamos em frente...

O máximo que posso fazer é responder sobre assuntos específicos, pontos bem definidos onde é necessário algum esclarecimento. Um fórum em geral se destina a isso. Por exemplo, eis sua frase que gerou 60 linhas de explicação em texto:

kxadas wrote :
mas o que vejo que posso vir a ter mais dificuldade é, como quero pôr originais dos anos 80, e não, musica de discoteca, acertar as batidas, porque já experimentei no Vdj, e dão-me BPM's completamente diferentes, tipo 80.67, e a musica que quero pôr a seguir ter 119.92 por exemplo.


Existem 2 aspectos a serem observados referente à seu problema: a precisão da medida de BPM do VirtualDJ, e a interferência do BPM para mixar duas músicas.
Estes 2 aspectos são bem complexos, mas tem relação direta com a solução para sua pergunta, que é "Como fazer quando achar músicas de valores de BPM tão diferentes?".



PRECISÃO DA MEDIDA DE BPM DO VIRTUALDJ

Para saber o que fazer quando achar músicas de valores de BPM tão diferentes, você precisa ter certeza se os valores medidos estão certos. Por isso, vou explicar como funciona o processo de medição de BPM no VirtualDJ e o que fazer se o programa medir errado o BPM.

O VirtualDJ possui um algoritmo para cálculo do BPM. Em resumo, este algoritmo mede a distância (vou chamar de “valor X”) entre as batidas proeminentes da música e calcula quantos “valores X” cabem em um minuto. O programa calcula esse “valor X” de um modo linear, em média, e adota esta média para toda a track.
Por exemplo, vamos supor que o programa tenha que medir o BPM com base no “valor X” entre 4 batidas.



Com base neste algoritmo, o programa estabelece um BEATGRID, que são aqueles quadradinhos coloridos que você vê embaixo do gráfico e costumam ficar exatamente embaixo das batidas proeminentes.

Mas existem problemas nesta medição automática. Ela não é 100% certa.
  • Músicas eletrônicas da grande maioria dos gêneros hoje utilizados por DJs possuem o espaço entre batidas exatamente igual, o que faz que o programa acerte o BPM de 100 entre 100 músicas.
    Mas músicas antigas - por exemplo, gravações originais dos anos 80 e 90 - não eram tocadas por baterias eletrônicas nem normalizadas em estúdio por computadores, e sim havia um baterista de verdade tocando.
    O “fator humano” faz com que este espaço entre batidas não seja igual, e consequentemente a medição de BPM do VirtualDJ, que se baseia em matemática pura, não será precisa.

  • Algumas músicas tem muitas batidas proeminentes. R&B e Drum&Bass, por exemplo. Quando a música tem muitas batidas proeminentes, o programa pode medir espaço entre as batidas erradas, e consequentemente calcular errado o BPM.

Por isso, recomendo que você abra o manual e consulte o conteúdo da página 17 e 18 do manual, você verá como corrigir isso.

E também, pesquise o assunto no fórum. Mais um tópico onde este assunto foi abordado antes...

BPM's Errados



INTERFERÊNCIA DO BPM PARA MIXAR DUAS MÚSICAS

Agora que você já tem certeza que os valores medidos estão corretos, pois você já acertou os valores errados, então tentarei te dizer um pouco sobre técnica de discotecagem.

Como você já deve ter lido nos tópicos que linkei acima, o melhor modo de aprender sobre técnicas é através de aula presencial com DJs experientes. Eu espero que as coisas que eu escreva abaixo sejam minimamente familiares pra você, pois se não forem, você só ficará mais perdido ainda...

Enfim, TODAS as músicas do programa estão com os BPMs corretamente analisados e o valor está certo. Isso é fundamental para que este valor de BPM seja referência pra você realizar uma mixagem.

Quando você tem músicas com BPM real 80.67 e 119.92, significa simplesmente que as músicas não são compatíveis entre si para realização de uma transição.

Como você sabe, as transições devem ser feitas quando as duas músicas tenham exatamente o mesmo BPM, ou sejam ajustadas para isso. Neste caso, você irá sobrepor as batidas das duas músicas no ato da transição, e parecerá que uma é continuação da outra. Existem mais coisas numa transição, mas explicado porcamente, é isso...

O controle de pitch permite que você altere o andamento de uma música e com isso, altere o BPM da mesma. Porém, alterações de pitch maiores que 4% para mais ou para menos irão descaracterizar muito a música. Por exemplo, se forem músicas com vocal, a voz original se transformará na voz do Darth Vader (se você diminuir muito o pitch) ou na voz do Alvin do conjunto The Chipmunks (se você aumentar demais o pitch).

Portanto, não é recomendável você mudar de uma pra outra quando os BPMs são muito diferentes. Neste caso, voce poderá agir de 2 modos:

1 - Fazer um corte brusco

Basicamente é o que você fazia no começo da sua carreira. Mudar rapidamente de uma pra outra música. Tem alguns gringos que chamam isso de "crash mix". Não é recomendável pois pode acabar com a empolgação de quem tá dançando (claro, exceto quem esteja dançando estiver muito bêbado).
Uma das piores experiências para pessoas que tem um pouco de noção de DJing, é tentar dançar ao som de DJs que só fazem "crash mixes".

2 - Definir um FLOW (um fluxo)

Você pode pegar seu playlist e ordenar do menor BPM para o maior BPM. Assim, você seguirá mudando de músicas realizando transições suaves, e aumentando gradativamente o andamento. Você começa com a música de 80.67, escolhe outras com valores intermediários, até que de transição em transição você conseguirá chegar na música com 119.92.
Por isso é que o DJ é o "maestro da pista". Essa técnica simples fará com que a ENERGIA das pessoas dançando aumente gradativamente, e você como DJ tem esse poder nas mãos. Você pode ferrar a noite de todo mundo, se sua técnica for ruim, mas você pode fazer as pessoas dançarem loucamente.
Quem, disse que ser DJ não é bacana?
 

geposted Thu 05 Sep 13 @ 8:06 pm
viageHome userMember since 2011
Bom dia Pessoal

Meu virtual dj 8 não esta tocando musica, ou melhor não sai o som da musica selecionada e para piorar ele corta o som do meu notebook, ou seja quando dou o play além de não sair o som do virtual ele também corta o som do meu hardware! Detalhe: não há nenhuma indicação do Show Vu, mas quando seleciono algum sample o vu do master funciona, só continua sem sair som nas caixas ou no alto falante do notebook. Será que alguém pode me ajudar?
 

geposted Thu 30 Apr 15 @ 9:44 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Por favor, acesse Config > sound e informe o conteúdo. Se possível, via printscreen.
 

geposted Thu 30 Apr 15 @ 6:20 pm


(Alte Themen und Foren werden automatisch geschlossen)