Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: MAPEAMENTO DA FX NO DDJ-SR

Dieses Thema ist veraltet und kann veraltete oder falsche Informationen enthalten.

Olá Pessoal, gostaria de saber se alguém já conseguiu mapear os 6 efeitos para utilizar via deck 1 ou deck 2, conforme o comando no SERATO. Com o mapeamento atual do VIRTUAL DJ só consigo ativar FX1-1 ou FX1-2, com isso não consigo usar os efeitos programados nos 2 deck's.
 

geposted Mon 07 Sep 15 @ 9:45 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
O mapeamento padrão atual do VirtualDJ para este controlador é bem complexo, difícil de entender, mas me parece que a função de multi efeitos está prevista no mapeamento.
Então, acho que neste caso seu foco está equivocado: não se trata de mapear o equipamento para usar mais efeitos, e sim aprender como funciona o mapeamento padrão VirtualDJ para controlar efeitos múltiplos.
Achei um manual de instruções no site Pioneer, clique aqui para download. Verifique a seção C. EFFECTS...
O manual informa que o equipamento tem 2 modos de funcionamento: MULTI FX (3 efeitos para cada banco FX1 e FX2) e SIMPLE FX (um único efeito por lado, porém com mais controles de parâmetros). Parece que você está usando o modo SIMPLE, então teoricamente basta alternar para modo MULTI. Para alternar entre estes modos, o manual informa que basta apertar o combo SHIFT+TAP.
Mais detalhes de operação no manual. Peço por favor seguir as instruções e testar com seu equipamento, tenho esta dificuldade pois infelizmente não tenho este controlador disponível para confirmar mais informações.
Obrigado.
 

geposted Mon 07 Sep 15 @ 11:48 pm
Caro Speedy, obrigado pela resposta. Como sempre nos passando conhecimento!
Mas eu sei operar o equipamento e conheço bem o modo MULTI e SIMPLE FX, mas como percebi que operando o DDJ-SR via SERATO, eu consigo ter disponível os 6 efeitos, 3 efeitos do deck-1 e 3 efeitos do deck-2, sendo utilizado quando toco uma musica em qualquer um dos decks.
Resolvi então comentar no Fórum, poderia alguém já ter tentado alterar o mapeamento no VIRTUAL DJ para está função.
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 12:19 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Pois é, me desculpe por não ter entendido bem.
Lendo o manual, eu percebi que é possível atribuir os seis efeitos diferentes usando o modo MULTI FX (dois bancos com 3 efeitos totalizando 6 efeitos) e consequentemente, aplicar os efeitos em cada deck 1 até 4 seja simultaneamente, seja separadamente, e controlar um parâmetro do efeito através do knob respectivo.
Mas pelo jeito, não é isso que você está querendo.
Então já vou tirando meu time de campo, como não sou usuário DDJ-SR fica muito difícil pra que eu faça qualquer tipo de comparação de funcionamento entre VirtualDJ e Serato, e consequentemente ajudar a alcançar seu objetivo.
Mais uma vez, sinto por não ter ajudado, e espero que alguém consiga.
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 12:25 am
Valeu! Continuo aguardando, se alguém identificou esta possibilidade e se conseguiu alterar o mapeamento.
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 12:29 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Já tentou a seção de mapeamentos customizados? Pode ser que haja algo que o atenda...
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 12:39 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Andei lendo ambos manuais para entender a diferença entre o Serato e o VirtualDJ em relação aos efeitos.
Segue um resumo das funções, que são 99% parecidas em ambos mapeamentos.
A DDJ-SR possui em cada deck (direito e esquerdo) um conjunto com dois botões chamado FX ASSIGN que pode ser alternado entre decks/canais 1-2-3-4. Você pode atribuir cada lado FX ASSIGN 1 (esquerdo) e FX ASSIGN 2 (direito) a um canal/deck diferente, OU a mais de um canal/deck. Vamos chamar este campo FX ASSIGN de seção, pra me ajudar a separar as coisas.
Consequentemente, se você atribui a seção FX ASSIGN 1 ao deck/canal 1 e a seção FX ASSIGN 2 também ao deck/canal 1, então você terá os 3 bancos de efeito de cada FX agindo no mesmo deck/canal. No total, os 6 bancos de efeitos estarão agindo no mesmo deck.
Os bancos de efeito são definidos pelos três botões FX SELECT localizados ao lado do FX ASSIGN.
A diferença entre os modos MULTI e SIMPLE baseia-se unicamente na quantidade de efeitos disponíveis por banco.
Em modo SIMPLE, você só consegue definir um efeito por banco, então você só tem 3 efeitos possíveis de cada lado, totalizando 6 efeitos possíveis que podem ser aplicados em cada deck/canal, você pode aplicar os 6 efeitos simultaneamente, ou separadamente. Você tem mais parâmetros que podem ser controlados por efeito (3 por banco).
Em modo MULTI, você consegue definir 3 efeitos por banco, então você tem 9 efeitos possíveis de cada lado, totalizando 18 efeitos possíveis. Você consegue aplicar somente 6 efeitos em cada deck/canal, pois não é possível aplicar 2 efeitos do mesmo banco simultaneamente. Você tem menos parâmetros controláveis (somente um por banco).

Pela sua descrição, a diferença está no mapeamento dos botões 1-2 e 3-4 das seções FX ASSIGN 1 e FX ASSIGN 2.

saraza wrote :
Com o mapeamento atual do VIRTUAL DJ só consigo ativar FX1-1 ou FX1-2, com isso não consigo usar os efeitos programados nos 2 deck's.


Bom, parece que no mapeamento Serato você consegue atribuir mais de um canal/deck na mesma seção FX ASSIGN.
Isso significa que se você tem um efeito em cada banco, e aperta ambos botões 1 e 2 nas seções FX ASSIGN 1 e FX ASSIGN 2, você tem os 6 efeitos ao mesmo tempo assinalados aos canais/decks 1 e 2.

Entretanto, o VirtualDJ somente aceita um deck/canal na seção FX ASSIGN. Se na seção FX ASSIGN 1 você definir o deck/canal 1, então se você aperta o botão 2 na mesma seção, imediatamente se desfaz a seleção do botão 1 (comportamento a confirmar, mas a função de mapeamento aponta para esta direção também).

FX1 ASSIGN 1 ---> var '$fx1' 1 ? set '$fx1' 0 : set '$fx1' 1
FX1 ASSIGN 2 ---> var '$fx1' 2 ? set '$fx1' 0 : set '$fx1' 2
FX1 ASSIGN 3 ---> var '$fx1' 3 ? set '$fx1' 0 : set '$fx1' 3
FX1 ASSIGN 4 ---> var '$fx1' 4 ? set '$fx1' 0 : set '$fx1' 4
FX2 ASSIGN 1 ---> var '$fx2' 1 ? set '$fx2' 0 : set '$fx2' 1
FX2 ASSIGN 2 ---> var '$fx2' 2 ? set '$fx2' 0 : set '$fx2' 2
FX2 ASSIGN 3 ---> var '$fx2' 3 ? set '$fx2' 0 : set '$fx2' 3
FX2 ASSIGN 4 ---> var '$fx2' 4 ? set '$fx2' 0 : set '$fx2' 4

Em resumo, cada função alterna o valor da variável $fx1 ou $fx2, e manda "resetar" a variável para um valor igual a zero antes de definir o novo valor da mesma variável.


Isso significa que você é limitado ao número de canais/decks a assinalar por seção. Para ter 6 efeitos assinalados ao mesmo canal/deck, você tem que ficar alternando cada vez que muda a música. Por exemplo, se a musica está no deck 1, você tem que apertar o 1 tanto no FX ASSIGN 1 quanto no FX ASSIGN 2. E quando você faz a transição para o deck/canal 2, você precisa apertar o 2 tanto no FX ASSIGN 1 quanto no FX ASSIGN 2.

A diferença então não é a quantidade de bancos que você consegue assinalar ao mesmo canal/deck, pois nos 2 casos você consegue assinalar os 6 bancos ao mesmo canal/deck. Mas no VirtualDJ há o incômodo de ter que ficar alternando os botões nas seções FX ASSIGN 1 e FX ASSIGN 2 cada vez que você faz uma transição.

É isso mesmo?
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 1:05 am
Perfeito, é isto mesmo!
Se conseguisse ter os 2 FX com os 6 efeitos seria o ideal.
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 2:26 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Na realidade, por minha explicação você já consegue ter 6 bancos de efeito para cada deck.
O que não é possível até o momento, é ter 6 bancos de efeito em mais de um deck ao mesmo tempo.
Creio que então você quer dizer "se pudesse ter os 2 FX simultaneamente em mais de um canal seria ótimo" ou "se pudesse ter 2 canais ao mesmo tempo com 6 bancos de efeito seria ótimo."
Favor verificar, pois ainda não tenho uma solução, e o desenvolvimento deste processo depende se um pleno entendimento do problema por mim, e de uma descrição acertiva por sua parte.
Obrigado.
 

geposted Tue 08 Sep 15 @ 10:52 pm
Olá Speedy,
O ideal seria ter os 6 bancos de efeito em mais de um deck ao mesmo tempo, isso é conseguir manter os botões FX1 e FX2 acesos, tanto no DECK1 quanto no DECK2. Nesta condição teriamos os 2 FX simultâneos para cada deck.
Abraço!
 

geposted Wed 09 Sep 15 @ 12:18 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Os botões em questão envolvem duas variáveis, fx1 e fx2, os valores destas variáveis (de 1 até 4) definem condições para funcionamento de todos os outros botões da seção de efeitos deste controlador.
Eu não entendo o suficiente de mapeamento para individualizar esta função. Só assim seria possível proceder conforme sua necessidade. E ainda que eu soubesse alterar este mapeamento, eu não tenho uma unidade para testar este funcionamento.
Vou perguntar ao pessoal de desenvolvimento se há alguma outra maneira realizar isso, pode ser que haja um jeito fácil e eu não saiba.
Mas em contrapartida, eu gostaria que você me dissesse se realmente utiliza 6 efeitos ao mesmo tempo em cada deck, mesmo no Serato.
Por experiência, eu raramente vejo pessoas utilizando mais de um efeito ao mesmo tempo. Na verdade, no máximo dois são usados, até porque é preciso combinar bem os efeitos. Partindo deste pressuposto, três bancos atenderiam bem para quase todos os casos.
Se sua necessidade se baseia únicamente na similaridade entre mapeamentos, ou seja, só vai servir para que ambos programas trabalhem do mesmo modo, creio que talvez seja necessário reanalisar isso.
Meu argumento se baseia na característica de cada programa. Pode ser que para que o VirtualDJ funcionasse bem com este controlador, tenha sido necessário alterar esta característica em relação ao mapeamento Serato. Então, seria uma análise individual de sua parte observar se compensa usar o VirtualDJ mesmo com esta diferença, em prol dos demais recursos que o VirtualDJ tem e o Serato não disponibiliza.
 

geposted Wed 09 Sep 15 @ 12:44 am
Na realidade não utilizo tantos efeitos simultâneos, o que ocorre é que havendo esta possibilidade não preciso ficar trocando efeitos no mesmo deck, uma vez que cada um dos DECK'S tenho a condição de guardar 3 efeitos diferentes. Por exemplo: Tenho 3 efeitos definido no DECK1 e mais 3 efeitos diferentes no DECK2, estou tocando no DECK1 e resolvo selecionar um efeito que está programado no DECK2, para não ter que ficar trocando para um novo efeito no FX1, é só utilizar este efeito que já esta disponível no FX2.
Facilita bastante, uma vez que você pode programar 6 efeitos diferentes e poder utiliza-los quando necessário, sendo 1 ou 2 efeitos simultâneos, Desta forma você não terá que tomar nenhuma ação para eleger um efeito no instante de uma mixagem.
 

geposted Wed 09 Sep 15 @ 1:22 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Transcrição da resposta que recebi de um dos desenvolvedores de mapeamento do time VirtualDJ

PhantomDJ wrote :
VirtualDj can't work like that. Even if I gave you a mapper that could do it I don't know any skin that would allow you to see more than 4 effect slots. This mean that you would use slots 5 & 6 completely blind
 

geposted Sat 12 Sep 15 @ 4:36 pm
Ok, obrigado pelo apoio e atenção.
Abraço!
 

geposted Sat 12 Sep 15 @ 9:24 pm


(Alte Themen und Foren werden automatisch geschlossen)